29 de maio de 2010

Mais uma turma formada

Ontem, 28/05/2010 mais uma turma foi formada, da comunidade de Suape praia.
Alunos esforçados e empenhados em aprender e crescer na vida.


Vamos aos nomes da esquerda pra direita: Yuri, o conquietador; Roberta, a chaveirinho; Carmem, a tia; Luis, o sobrinho ciúmento; Erica, a estudiosa; Luanderson, o riso fácil; e Werllen, o sério.
Pois é 2 semanas que como eles mesmo disseram: Vai ficar saudade!
"Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto." - Albert Einstein


"Ensinar é aprender duas vezes. " - Joseph Joubert

 " Ninguem é tão sábio que não tenha algo pra aprender e nem tão tolo que não tenha algo pra ensinar" - Blaise Pascal.
E é com essa frase do mestre da informática, um sábio, estudioso que trouxe tantos benefícios a humanidade que  formo mais essa turma. 

Beijos nos meus alunos e não deixem de estudar!  
Jubaaa

28 de maio de 2010

Por uma vida mais interativa

O Diario de Pernambuco (Thayse Boldrini) de 19 de maio de 2010, fez uma matéria incrível sobre os idosos e o computador.

INCLUSÃO: Com bagagem cultural, vivência de sobra e vontade de aprender, idosos dão um show desnudando a tecnologia.



Enquanto associamos todo o avanço tecnológico aos jovens, não damos conta que senhores e senhoras da boa idade já estão bem à frente do quanto pensamos. Os passos mais lentos, o ritmo é desacelerado, mas o desafio é o mesmo em todas as fases da vida. Afinal, quem nunca se embaraçou manuseando um mimo digital, um eletrodoméstico ou um PC?
Falar com filho, estar mais próximo de um neto. Otimizar o tempo gasto numa fila, fazer amigos. Se entreter; Assim é a web para os aprendentes da boa idade.
O motivo da busca pelas aulas de informática, na grande maioria, é o desejo de se inserir numa sociedade cada vez mais digitalizada. Alguns relatam a necessidade de se comunicar com os filhos que moram distantes, outros não querem se sentir excluídos da nova geração.
Muitas pessoas idosas demonstram vitalidade para aproveitar o presente, aprender coisas novas e projetar nelas uma busca de qualidade de vida produtiva e efetiva. " A internet é um mundo de sonhos. Costumo viajar primeiro virtualmente para então me dar conta da realidade", conta Berta Vasconselos.

Boa Idade - Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do país com mais de 60 anos somava cerca de 21 milhões em 2008. Com o aumento da expectativa de vida para os brasileiros, otimizar o tempo disponível virou um grande desafio para os idosos. E a tecnologia, sem dúvida, está fazendo com que eles tomem um novo rumo no que diz respeito à distração e interatividade e ainda ao exercício da cidadania e autonomia.

Em qualquer faixa etária e mais, em qualquer posição social, esse tipo de inclusão digital traz inúmeros benefícios.




24 de maio de 2010

Mais uma turma formada



Sábado, 22 de maio, formaram-se mais 20 alunos pelo projeto de Inclusão Digital de Suape em parceria com o Projeto Idoso Feliz da Prefeitura de Ipojuca, contando com a presença ilustre do Diretor de Gestão Fundiária e Patrimônial de Suape, Inaldo Campelo.
Esta turma foi mais que especial com os alunos da boa idade dando um show na frente do computador.
Mais uma missão cumprida. 
Obrigada a todos que ajudaram de alguma forma: Amanda e Aninha beijus mil.

Jubaaa

15 de maio de 2010

As Crianças Tecnológicas e o Computador

Me senti na obrigação de falar sobre esse tema tão atual. Então tive a oportunidade de conversar com dois psicólogos de gerações diferentes: Geralda de Albuquerque de França, 64 anos, formada em 1974, pela Faculdade de Filosofia do Recife (UFPE), funcionária de Suape. Ela comprou seu primeiro computador de 5 a 6 anos atrás e até fez um curso de computação. E ela diz ainda que conseguiria viver sem ele.

E José Gomes da Silva Filho, 38 anos, formado pela Faculdade Integrada do Recife (FIR), mexeu pela primeira vez no computador em 1994, na antiga empresa que trabalhava e ele ainda lembra dos monitores amarelos. Comprou seu primeiro computador aos 30 anos e não tem internet em casa.


A primeira pergunta que fiz aos dois foi, se a criança a partir de 5 anos de idade já esta apita psicologicamente a mexer no computador, Eles afirmam que sim! “ É a realidade dela” diz Geralda. 


Falei para eles a respeito desta imagem e perguntei a opinião deles: Criança precisa de limites na frente do computador?

“Sim. Tudo tem limites. Crianças precisam brincar, com areia e água, estudar. Os pais acham bonito esta exposição dos filhos, se retraem da responsabilidade” diz Gomes. 
Geralda diz que a exposição excessiva da criança ao computador influência psicologicamente. “É perigoso, a deixa isolada, dependente e a torna compulsiva (não consegue largar) se tornando uma doença. É a má utilização do instrumento”. 

Vemos hoje nos noticiários casos de pedofilia pela internet. 
Antigamente tínhamos a falsa ilusão de que quando fechássemos a porta de nossa casa estávamos seguros de qualquer perigo. Hoje com o computador na nossa casa temos uma porta que tanto podem vir coisas boas como coisas ruins, vejamos a opinião dos dois. 
Gomes diz que as crianças precisam ser fiscalizadas pelos pais, elas precisam de limites. “Todo ser humano é movido pelo desejo. Muitos filósofos falam pelo desejo de buscar mais, o desejo do novo. Por isso a necessidade do limite”. Os pais precisam saber o que os filhos acessam, com quem conversam.
E Geralda ainda acrescenta que antigamente os pais conheciam os amigos dos filhos já hoje em dia os amigos são virtuais. “O computador é uma faca de dois gumes”, a curiosidade da criança é bom, mas ela precisa de limite. “Quando apareceu a Televisão foi perguntado a mesma coisa. Os pais antigamente tinham mais cuidado, nem novelas das 6 podíamos assistir. A censura quem fazia eram nossos pais.”

Eu deixo essa reflexão aos pais que tem filhos.

“O mundo evoluiu, as crianças evoluíram é a vez de brincar de computador. É a era das crianças tecnológicas”, afirma Gomes.

“Se o computador é bom ou é ruim depende de como você utiliza”, afirma Geralda.


Amei conversar com os dois! Obrigada pelo papo cheio de contéudo!
  •  Jubaaa


11 de maio de 2010

Mais uma turma formada

Missão Cumprida! Mais uma turma formada!



Essa turma foi ótima! Teve de tudo! Vamos aos nomes da esquerda pra direita:
Jéssica, Vivian, Marta, Maria, Clecia (a braba) e Alexsandro.
Boa sorte pra vocês meninos e meninas! Estudem bastante e não deixem de 
exercitar o que aprendemos!


Tema do Grupo: História do Google!
Na foto: Clecia (a braba), Marta e Maria.



Tema do Grupo: História dos Computadores!
Percebam a concentração de Alexsandro!
Ainda na foto Vivian e Jéssica.

9 de maio de 2010

Mais fotos dos alunos

Minha Primeira Turma!













Turminha do Sábado! Essa galerinha deu trabalho mas foi muito divertido!


Apresentando o trabalho final. Suelância(susu) e Daniela.

Você sabe o que é Inclusão Digital?


Teoricamente falando Inclusão Digital ou infoinclusão é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, permitindo a inserção de todos na Sociedade da Informação.
Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo. 
Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar email, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.


Atenção Governos, prefeitos e grandes empresários: vamos abraçar essa causa!
A população precisa disso! 
Promover a Inclusão Digital é oferecer maiores oportunidades de trabalho aos jovens no futuro, promovendo a inclusão social.

8 de maio de 2010

Inclusão Digital no Sertão


A cidade de Tabira, localizada no Sertão do Alto Pajeú a 405 km do Recife (longe pra dedeu) perto de Afogados de Ingazeira , inaugurou o primeiro Telecentro voltado especificamente para trabalhadores rurais.
Com a instalação do Telecentro, a cidade de 25 mil habitantes entrou para o mapa de inclusão digital do governo.
A sala possui 11 micros conectados em rede e com acesso à Internet. Todos rodam sistema operacional linux.

Independente do objetivo de cada um, a chegada deste telecentro garante a oportunidade de acesso a um mundo completamente novo e inexplorado por muitos brasileiros. É a chance de conhecer novos temas e viver experiências nunca antes imaginadas.
A implantação deste Ponto de Inclusão Digital aconteceu graças à parceria do Governo Federal, através do Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados, Fetape – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco e Prefeitura Municipal de Tabira.


Parabéns a população por esta vitória!

Fotinhas de alguns alunos

Quase 1 ano dando aula de informática muitos alunos já se formaram...
Vejamos alguns...


Com o Certificado nas mãos!













Formação de mais uma turma em Novembro de 2009 com a presença ilustre do Governador, Presidente de Suape, Diretores
e os alunos claro!  
                           

Computador: Precisamos mesmo dele?


Certamente você conhece alguém que não sabe nem ligar o computador. Acertei?
Apesar do número crescente de incluídos Digitalmente, ainda a muitas pessoas por fora do mundo do computador.
E eu afirmo: O computador hoje é uma necessidade!
Se você vai desde o supermercado, cinema, shopping até mesmo um bar ou um hospital, hoje tudo é informatizado. O computador nos cerca. Se você por acaso vai a alguem desses lugares que citei a pouco e por acaso falta luz, você terá um problemão. Quantas vezes vamos a alguma loja e a atendente nos informa: "O sistema esta fora do ar "
É pois eh!
Temos que nos render! Precisamos dele: para trabalhar, estudar, se divertir, fazer amizades, conversar com pessoas que estão distantes. Enfim, ele virou membro da família...

Mudança

Com o objetivo de promover e divulgar a nova era da Inclusão Digital no Brasil e principalmente em Pernambuco.

Eu proponho uma mudança!
Uma nova base educacional através da tecnologia.
E você, me acompanha?