E ontem dia 14/04/2011 aconteceu o 9º CERTFORUM no auditório do JCMP.
2 º ano que eu participo, muito organizado e cheio de novidades.
ps: especialmente para o ancioso Eduardo Mota que esta querendo saber mais informações sobre a Cerificação Digital em PE.
Na cerimônia de abertura Renato Martini @renatomartini que já tinha falado comigo via Twitter dizendo que provavelmente não poderia comparecer, foi substituído grandiosamente pelo bem humorado e cheio de conteúdo Pedro Paulo, que é Diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização da Casa Civil.
Lembrou dos 10 anos do ICP Brasil, “O Brasil na era da inclusão Digital” e nos lembrou fatos como por exemplo em 1991, onde temos a primeira referência sobre assinatura Digital (16.04.1991), em 1997 onde o governo entra com a inclusão do TCP IPV6.
Pedro nos colocou a refletir sobre a necessidade da criação de novo padrão o ABNT3, para futura utilização do RIC, incluindo leitor biométrico.
Lembrou também que atualmente as entidades publicas estão mais próximas da população, “ Não precisamos mais nos deslocar as entidades publicas, elas estão on-line, 24horas, 7 dias por semana”.
Mostrou-nos a diferença entre Assinatura Eletrônica (caneta especial, versões, login e senha) e a Assinatura Digital é um gênero da Assinatura Eletrônica.
Visão Contida na Lei 11.419/06
Quem quiser saber mais sobre Certificação Digital recomendo o livro:
Autor: Renato Martini, Tecnologia e cidadania Digital (Tecnologia, sociedade e segurança)
Dr. Pedro lembrou ainda que um Deputado atualmente busca que a inclusão digital seja um direito social (buscarei mais informações futuramente sobre esse gênio).
Logo após Luís Carlos de Oliveira Porto Coordenador de Operações do ITI, mostrou dados incríveis.
O Brasil hoje tem uma população de 201 milhões de pessoas e desta 76 milhões usam Internet.
Até Junho de 2010 229 mil Certificados foram emitidos, com uma média de 100 mil mensais.
Falou sobre o Carimbo do Tempo que será muito falado daqui pra frente. O Carimbo do Tempo é uma certidão digital que serve como evidência de uma informação digital existia em determinada Data e Hora.
Não é obrigatório, mais a partir do momento que ele existe fica muito mais confiável.
A ATI (Agência Estadual de Tecnologia da Informação), também compareceu assim como o ano passado, desta vez Carolina Freitas, Analista Consultora de TIC da Unidade de Processos de Negócios do Governo, falou um pouco sobre alguns projetos da ATI.
Ata de Registro de Preço para Certificação Digital, trazendo menos Burocracia, tempo, custo, desgaste e sem a necessidade do Processo de Licitação. Quem trabalha em órgãos do governo sabem bem do que estou falando. Ainda está em Desenvolvimento.
Processos de Recursos Humanos – Licença Prêmio.
È um projeto piloto, usado na Secretaria de Educação e irá beneficiar os 30 mil professores do estado de Pernambuco. Com Ganho de praticidade, se o professor tiver a sua assinatura digital não precisará se deslocar até a escola, e a escola também se tiver sua assinatura não precisará de deslocar aos órgãos. Ou seja, mais agilidade e economia.
No manual, o atual, a duração é de 80 dias.
Estima-se que com o processo usando Certificado Digital esse número diminua para 30 dias.
Gestão de Projetos
Na ATI hoje não existe mais tramite em papel, tudo é eletronicamente com assinatura digital.
O projeto Minha Certidão foi apresentado pela Verlaynne Rocha, que é Chef da unidade de Sistemas e Gestão.
Que esta em uso. Objetivo, é erradicar o sub-registro no estado de PE. Emitindo a certidão antes da alta da mãe, criança já sai da maternidade com a sua certidão.
Certidão valida com certificação digital, que permite que o cartório assine digitalmente as certidões de nascimento. Fora o incrível Data Center da ATI que guarda todas as informações.
Com Backup feito de Hora em Hora.
Atualmente funcionando em 19 cartórios em 8 maternidades na Região Metropolitana do Recife.
Desde o inicio mais de 10.000 registros já foram emitidos, e na média uma certidão leva até 1 hora para ser feita, sem que a mãe saia do hospital.
Mais para mim o auge do evento foi com gênio em certificação digital Stefano Kubiça, que é Consultor Especialista em GED e Certificação Digital.
Stefano levantou vários pontos importantes, como será que as fabricas de grampeadores, papel clips, furadores vão acabar? Com essa de tudo digital. Se você esta pensando em abrir uma fabrica desses itens acima, é melhor pensar bem.
So pra vocês terem uma ideia 1 TRILHÃO de Notas Fiscais Eletrônicas já foram emitidas!!!
É muita coisa gente, com isso foi economizado 1 trilhão de folhas de papel.
Terminou sua apresentação com a seguinte frase: “ Contribua para a sustentabilidade ambiental, substituindo os documentos em papel pelos eletrônicos com a certificação digital.”
Mais a tarde foi do RIC, ele dominou. Todos queriam saber, ver.
E os feras convidados foram Paulo Ayran Secretario Executivo do comitê gestor dos sistema nacional de Registro de Identificação Civil, e Antônio Ferreira Filho, Chefe do departamento de Inovação Tecnológica.
O RIC esta vindo para modernizar e trazer segurança aos cidadãos que somos nós. Pra quem não sabe a ideia é unir vários documentos é um só, ex: carteira de habilitação, passaporte, titulo de eleitor, carteira de trabalho, etc pelo menos 27 documentos.
Que o RIC seja muito bem vindo, quem quiser saber mais sobre o RIC já falei dele aqui no BLOG
Segue o LINK: RIC blog da juba
Parabéns a toda organização do CertForum 2011 etapa RECIFE, ITI e ABRID.
Mais informações, seguem sites das instituições:
Juba
Um comentário:
quem quizer saber mais informações, me adiciona no Twitter! @JubaRodrigs
Postar um comentário
Comenteee aquiii \o/